O Livro do Apocalipse Identifica Quem é o Único e Verdadeiro Deus

Questões Bíblicas – Perguntas e Respostas (Parte XV)

PERGUNTA:

Quem é o verdadeiro e único Deus revelado no Livro do Apocalipse?


RESPOSTA:

Com base nos ensinos das Escrituras Sagradas é possível conhecer a Deus. Jesus, o Filho de Deus, disse que a chave para a vida eterna é conhecer a Deus, seu Pai:

“E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3.

Isto significa que é possível desenvolver um relacionamento pessoal com Ele, perfeitamente adequado para quem deseja alcançar a vida eterna.

Esse Deus único e verdadeiro, o Pai de Jesus Cristo, é o nosso Criador, Sustentador e Legislador de toda a criação. O livro do Apocalipse revela-nos exatamente isto.

Em contraste com o paganismo das nações circunvizinhas, o povo de Israel cria na existência de um DEUS ÚNICO:

“Isso foi mostrado a vocês para que saibam que Adonai é Deus, e não há outro além dEle.” Deuteronômio 4:35.

“Ouve, pois, ó Israel, Adonai, nosso Deus, Adonai é um.” Deuteronômio 6:4.

“Eu sou Adonai; não há outro; além de Mim, não há Deus. Eu o fortaleço, ainda que não Me conheça, para que as pessoas do oriente e do ocidente saibam que não há ninguém além de Mim. Eu sou Adonai, não há outro.” Isaías 45:5 e 6.

O apóstolo Paulo declara que “há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; …” I Coríntios 8:6.

Assim, em todos os séculos da história, teve Deus os Seus verdadeiros representantes entre os homens. Em nome do Deus Todo Poderoso conservaram eles bem alto o estandarte da sã verdade e levantaram destemidamente a voz para testemunhar do único Deus Criador e de Seu Filho Jesus Cristo. Tão eloquente foi o testemunho deles, que por ele preferiram antes morrer que alterá-lo.

Um dos mais notáveis e destacados luminares que brilharam na era apostólica, cuja obra foi exaltar o Deus Criador e o Seu Filho, foi João, escolhido por Deus para escrever o APOCALIPSE, o último livro das Escrituras Sagradas. No livro do Apocalipse todos os livros da Bíblia se encontram e se findam.

Neste estudo foram analisados textos importantes considerados relevantes para uma perfeita compreensão sobre QUEM É O VERDADEIRO E ÚNICO DEUS.


I – A FONTE ORIGINAL DO APOCALIPSE

Apocalipse 1:1 – “Revelação de Jesus Cristo, A QUAL DEUS LHE DEU, para mostrar aos Seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo Seu anjo as enviou, e as notificou a João Seu servo.”

As primeiras palavras do Apocalipse deixam bem evidentes a fonte original de sua procedência. É muito significativa a expressão de que Deus dera a Jesus a revelação contida no Apocalipse. Nada no livro expressa a opinião do escritor, ou algo que tenha sido de sua própria imaginação. Cada detalhe exibe o sinete celestial.

Os elementos que formam esse processo devem ser observados na seguinte ordem:

DEUS – Fonte original da revelação. Tudo procede dEle, “Aquele que possui, Ele só, a imortalidade e habita em luz inacessível a quem nenhum dos homens tem visto, nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” (ver I Tim. 6:16).

JESUS CRISTO – Agente da revelação, tornando-a conhecida aos homens. É ele o único mediador entre Deus (o Pai) e os homens (ver I Tim. 2:5).

ANJO – Mensageiro da revelação.

JOÃO – Recipiente da revelação e instrumento humano para fazê-la alcançar seu destino final.

SEUS SERVOS – O povo de Deus passa a ser o destino final da revelação. Essa revelação não deve ser engavetada, mas ser divulgada ao mundo.

Este primeiro versículo do Apocalipse expressa a toda a humanidade o mais profundo cuidado do Deus Todo Poderoso ao anunciar por meio de Seu dileto Filho tudo o que em breve deve acontecer.


II – TEXTOS QUE IDENTIFICAM O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS

1. A saudação introdutória, dirigida ao povo de Deus, procede “dAquele que é, que era, e que há de vir.” Apocalipse 1:4. Esta é uma alusão ao Pai, pois um pouco mais adiante Ele diz:

“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, Aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo Poderoso.” Apocalipse 1:8.

Estas expressões tais como EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, EU SOU O DEUS TODO PODEROSO, EU SOU AQUELE QUE É, QUE ERA E QUE HÁ DE VIR, etc. indicam inquestionavelmente ser Ele, o Pai do Messias, o nosso único e verdadeiro Deus. Ele há de vir quando a nova Jerusalém descer do Céu, após o milênio, para se estabelecer na Terra. Deus estará com os salvos e com eles habitará:

“E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.” Apocalipse 21:3.

A mensagem do Apocalipse é clara ao mencionar que o único Deus verdadeiro é o Pai de Jesus Cristo:

“Da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados. E nos fez reino, sacerdotes para DEUS, SEU PAI, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.” Apocalipse 1:5 e 6.


2. “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do MEU DEUS, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do MEU DEUS, e o nome da cidade do MEU DEUS, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do MEU DEUS, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12.

O Messias disse que Deus Pai é o Deus dele quatro vezes. É muito importante enfatizar que estas palavras foram por ele proferidas após sua ascensão ao Céu e glorificação. Ele continuou chamando o seu Pai de “MEU DEUS”.


3. Eis um outro texto bastante esclarecedor:

“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Imediatamente fui arrebatado em espírito, eis que um trono estava posto no céu, e UM assentado sobre o trono.” Apocalipse 4:1 e 2.

Neste trono estava assentado apenas UM e não dois e muito menos três. À Ele foram dirigidas as seguintes palavras:

“Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, Aquele que era, e que é, e que há de vir.” Apocalipse 4:8.

Esta repetição de palavras (Santo, Santo, Santo), é entendida como um superlativo absoluto. Estas palavras dão ênfase à Pessoa de Deus, considerado como Santíssimo.

O contexto do verso de Apocalipse 4:8 nos mostra que estas palavras foram dirigidas somente Àquele que está assentado sobre o trono.

Algo revelador é mencionado em seguida:

“E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e as honras e o poder; porque TU CRIASTE TODAS AS COISAS E POR TUA VONTADE EXISTIRAM E FORAM CRIADAS. Apocalipse 4:9-11

O texto esclarece que este Deus que estava assentado sobre o trono é o CRIADOR DE TODAS AS COISAS. Essa conclusão é confirmada mais adiante:

“O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao Céu, e jurou por Aquele que vive pelos séculos dos séculos, O QUAL CRIOU O CÉU E O QUE NELE HÁ, E A TERRA E O QUE NELA HÁ, E O MAR E O QUE NELE HÁ, QUE NÃO HAVERÁ MAIS DEMORA.” Apocalipse 10:6

Algo deve-se deixar muito claro. O Apocalipse exalta o Filho de Deus, na figura de um Cordeiro, com as seguintes palavras:

“Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.” Apocalipse 5:12.


4. “Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos.” Apocalipse 5:1.

Um anjo forte clama, perguntando: “quem é digno de abrir o livro e romper os seus selos? Apocalipse 5:2.

Finalmente após tornar-se claro que ninguém mais era digno, eis que o profeta João viu, “entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um CORDEIRO em pé, como havendo sido morto, … e veio e tomou o livro da DESTRA DO QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO.” Apocalipse 5:6 e 7.

Este texto bíblico traz um tremendo desconforto para muitos cristãos. É certo que o Messias é representado nas Escrituras Sagradas na figura de um Cordeiro. No entanto, essa representação é possível quando em relação ao Messias e não a Deus. Como os defensores da doutrina da trindade acreditam que Jesus é deus, pergunta-se: Pode Deus ser representado por algum animal? A resposta é: NÃO, porque as orientações de Deus com relação a este assunto não deixam dúvidas:

“Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. Guardai, pois, cuidadosamente a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor vosso Deus vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus.” Deuteronômio 4:12-17.

Deus não permitiu que se fizesse qualquer imagem, na tentativa de representá-Lo ou de dar-Lhe qualquer forma. Desta forma, fazer do cordeiro uma representação de Deus, é estar em aberta transgressão às Suas orientações.

O Filho de Deus, representado pelo Cordeiro foi digno de tomar o livro, e de abrir os seus selos, pois foi morto, e com o seu sangue comprou para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação (ver Apocalipse 5:9).

O Filho de Deus não é Deus, porque o texto diz que ele foi morto. Sabe-se, todavia, que Deus não morre. Porém, deve-se honrar o Filho de Deus com toda a honra que ele é merecedor.


5. Uma cena maravilhosa foi mostrada ao profeta João:

“Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso DEUS, QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e PROSTRARAM-SE DIANTE DO TRONO sobre seus rostos, e ADORARAM A DEUS.” Apocalipse 7:9-11.

Esta será uma aclamação retumbante e de uma forma unânime por parte dos remidos, os quais agradecerão ao único Deus verdadeiro que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro pela misericórdia da salvação de que foram alvos. Não há dúvidas que o Todo Poderoso Deus, Pai do Messias se fará presente e estenderá o Seu tabernáculo sobre eles, conforme o texto a seguir:

“Por isso estão diante do trono de Deus, e O servem de dia e de noite no Seu Santuário; e Aquele que está assentado sobre o trono estenderá o Seu tabernáculo sobre eles.” Apocalipse 7:15.

A afirmativa de que o Todo Poderoso Deus morará aqui com os remidos é novamente confirmada pelo seguinte texto:

“E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles.” Apocalipse 21:3.


6. “E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de NOSSO SENHOR e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: Graças Te damos, SENHOR DEUS TODO PODEROSO, que és, e que eras e que hás de vir, porque tens tomado o Teu grande poder, e reinaste.” Apocalipse 11:15-17

Ao soar a sétima trombeta, grandes vozes no céu anunciam o maior acontecimento da história do mundo: a intervenção de Deus Pai e de Seu Filho. O regozijo dos vinte e quatro anciãos ao som da trombeta foi sem limite.

Há de se destacar que os vinte e quatro anciãos prostraram-se sobre seus rostos, e ADORARAM SOMENTE O DEUS TODO PODEROSO, tal qual fizerem em outras oportunidades:

“Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; …” Apocalipse 4:10.

“E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.” Apocalipse 5:14.



7. “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do Seu juízo. E ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU, E A TERRA, E O MAR, E AS FONTES DAS ÁGUAS.” Apocalipse 14:6 e 7.

Esta mensagem aponta para o Decálogo que foi escrito pelo próprio dedo do Todo Poderoso Deus. Um dos mandamentos deste Decálogo identifica “Aquele que fêz o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. É bom lembrar o que diz este mandamento:

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR TEU DEUS; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque EM SEIS DIAS FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO O QUE NELES HÁ, E AO SÉTIMO DIA DESCANSOU. PORTANTO ABENÇOOU O SENHOR O DIA DO SÁBADO E O SANTIFICOU.” Êxodo 20:8-11.

O livro do Apocalipse revela quem é o verdadeiro Criador dos Céus e da Terra:

“Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor nosso e Deus nosso de receber a glória e a honra e o poder; PORQUE TU CRIASTE TODAS AS COISAS, E POR TUA VONTADE EXISTIRAM E FORAM CRIADAS.” Apocalipse 4:10 e 11.



8. “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20:11e 12.

Após o milênio o Deus Todo Poderoso assumirá o tribunal do juízo final. A terra não poderá fugir da presença do Eterno. Cada pessoa será julgada por seus atos e estará frente a frente com o Soberano do universo, o único Deus Criador do céu e da terra. Cumpre-se o que está escrito:

“Temei a Deus e dai-Lhe glória, porque é chegada a HORA DO SEU JUÍZO, e ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU E A TERRA, E O MAR, E AS FONTES DAS ÁGUAS.” Apocalipse 14:7.


9. “Ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E O QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. DISSE-ME AINDA: Está cumprido; EU SOU O ALFA E O ÔMEGA , O PRINCÍPIO E O FIM. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. Aquele que vencer herdará estas coisas; e E EU SEREI SEU DEUS, E ELE SERÁ MEU FILHO.” Apocalipse 21:3-7. (ver também: II Samuel 7:14 e II Coríntios 6:18).

Não há indicação alguma nas Escrituras Sagradas que Jesus tenha dito que nós somos seus filhos. Nós somos filhos do DEUS TODO PODEROSO, conforme está escrito em II Coríntios 6:18:

“E Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, DIZ O SENHOR TODO PODEROSO.”



III – CONCLUSÃO


O livro do Apocalipse revela quem é o único e verdadeiro Deus. As falsas narrativas de que Deus é composto por duas ou três pessoas, não tem base nos escritos dos profetas e apóstolos e nem mesmo no livro do Apocalipse.

O assunto em pauta se reveste de uma enorme importância para aqueles que desejam a salvação. Adorar o verdadeiro Deus, o Todo Poderoso Criador dos Céus e da Terra, o Pai de Jesus, é uma questão de vida ou morte. Ele também é o Mantenedor e o Soberano de toda a criação.

A revelação de solenes eventos no Céu e na Terra, conforme apresentada no Apocalipse, retrata o largo escopo da redenção, salientando o triunfo total de Deus no conflito com Satanás,

Sua mensagem alcança seu grande momento com a completa extirpação do pecado e a restauração definitiva de tudo o que o pecado pôs a perder.

O Apocalipse mostra um amoroso Deus que se aproxima da criação perdida para trazê-la de volta à sua condição original.

Este único e verdadeiro Deus Se apresenta como sendo o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim e o Todo Poderoso Criador dos Céus e da Terra. Assim, reivindicando Sua soberania e supremacia absolutas, Ele tem o inteiro curso da história nas mãos, e que o conduz rumo ao climax final quando Seu plano será plenamente cumprido.