Moisés Está Morto ou Ressuscitou?

Questões Bíblicas – Perguntas e Respostas (Parte XIX)

PRIMEIRA OBJEÇÃO:
Há comprovação bíblica da ressurreição de Moisés e sua ida ao Céu?


RESPOSTA:

Em nenhum lugar nas Escrituras Sagradas encontra-se registrado que Moisés ressuscitou e que tenha sido levado para o Céu. Elas apenas relatam que ele morreu:

“Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor, que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escurecera a vista, nem se lhe fugira o vigor.” Deuteronômio 34:5-7.

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, Meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que Eu dou aos filhos de Israel.” Josué 1:1 e 2.

O autor da carta aos Hebreus após nominar os heróis da fé, entre os quais está o profeta Moisés (ver Hebreus 11:23-28), relata na parte final do capítulo o seguinte:

“E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, CONTUDO NÃO ALCANÇARAM A PROMESSA.” Hebreus 11:39.

Nem poderiam ainda alcançar a promessa da vida eterna porque este galardão será dado na próxima vinda de Cristo, com base nos seguintes textos bíblicos:

“Porque o Filho do homem há de vir na glória do Pai, com os Seus anjos; E ENTÃO RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS.” Mateus 16:27.

“E eis que venho sem demora e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” Apocalipse 22:12.

Defender uma suposta ressurreição de Moisés e sua ida ao Céu é no mínimo forçar uma situação que na realidade não existe. Por que não aceitar as palavras de Jesus quando disse:

“Ora, NINGUÉM SUBIU AO CÉU…” João 3:13.

Há na verdade um desrespeito, desprezo e afronta quando muitos desses defensores criam suposições inimagináveis, resultando em graves desvios da verdade conforme expressada nas Escrituras Sagradas.


SEGUNDA OBJEÇÃO:
Como explicar a passagem bíblica de Judas 9?


RESPOSTA:

O texto bíblico de Judas 9 faz referência de uma discussão havida entre o Arcanjo Miguel e o Diabo acerca do corpo de Moisés:

“Mas quando o Arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 9.

Disputar um “corpo” evidentemente tem a ver com “alguém morto”, e não com alguém que tenha ressuscitado.

Quais seriam os motivos da contenda pelo corpo de Moisés? As Escrituras Sagradas não relatam quais foram os motivos, mas uma coisa é certa: se esse incidente tinha como motivo a ressurreição de Moisés, certamente a Palavra de Deus não esconderia esse fato.

Não há neste texto bíblico qualquer menção sobre a ressurreição do corpo de Moisés. A palavra “ressurreição” nem aparece nesta passagem bíblica. Precisa-se cuidar em não entrar no campo das suposições.


TERCEIRA OBJEÇÃO:
No monte da transfiguração Moisés apareceu ao lado de Elias. Esta cena relatada em Mateus 17:1-9 não seria uma prova cabal de que Moisés ressuscitou?


RESPOSTA:

Não. Antes da ocorrência da transfiguração, as Escrituras Sagradas fornecem uma pista muito importante:

“Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que VEJAM VIR O FILHO DO HOMEM NO SEU REINO.” Mateus 16:27 e 28.

Jesus falou com os seus discípulos a respeito da sua próxima vinda e com relação ao seu futuro Reino. Fez-lhes uma promessa de que alguns dos que estavam com ele não passariam pela morte até que vissem o Filho do homem em seu futuro Reino de glória.

Seis dias depois levou consigo os discípulos Pedro, Tiago e João a um alto monte para cumprir a sua promessa:

“Seis dias depois tomou Jesus a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com ele.” Mateus 17:1-3.

Aqui se tem registrado simplesmente uma visão do futuro Reino de Cristo. Eis o que Jesus disse:

“E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a VISÃO, até que o Filho do homem ressuscite dentre os mortos.” Mateus 17:9.

Neste texto como em outros, tem sido apresentado muitas visões e seus personagens são futuros. É o caso de uma visão relatada em Apocalipse 21:2. Deus mostrou ao profeta João, em VISÃO, a Nova Jerusalém que descia do Céu. Evidentemente não era algo que estava acontecendo naquele momento. Mas era uma visão de um evento futuro. Sabe-se, contudo, que a descida da Nova Jerusalém dar-se-á após o milênio, quando o planeta Terra estiver todo restaurado e livre do pecado.

Destaca-se também que nesta visão os discípulos puderam contemplar corpos glorificados, incluindo o corpo de Jesus. Como explicar esse fato se está escrito que Jesus seria glorificado apenas depois da sua ascensão ao céu, quando tão somente o Espírito de Deus poderia ser derramado no dia de Pentecostes sobre os seguidores de Cristo? Eis alguns textos:

“Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; POIS O ESPÍRITO AINDA NÃO FORA DADO PORQUE JESUS AINDA NÃO TINHA SIDO GLORIFICADO.” João 7:39.

“Porventura não importava que o Cristo padecesse essas coisas e ENTRASSE NA SUA GLÓRIA?” Lucas 24:26.

“Que por ele (Cristo) credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e DEU-LHE GLÓRIA, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.”

A Palavra de Deus nos ensina que todos os salvos, sem exceção, somente terão seus corpos glorificados na vinda do Messias e não antes. Moisés e Elias estariam aí incluídos:

“E, quando se manifestar o Sumo Pastor, recebereis a imarcescível COROA DA GLÓRIA.” I Pedro 5:4.

Um outro fato importante a considerar é que Cristo é as primícias dos que dormem. O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios escreveu o seguinte:

“Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. CADA UM, PORÉM, NA SUA ORDEM: CRISTO AS PRIMÍCIAS, DEPOIS OS QUE SÃO DE CRISTO, NA SUA VINDA.” I Coríntios 15:22 e 23.

Se Moisés ressuscitou, essa ordem teria sido quebrada e Jesus não seria as primícias dos que dormem (ver I Coríntios 15:20), ou seja, não seria o primeiro a ressuscitar para não mais morrer.

Lembre-se que Jesus fez uma promessa aos seus discípulos de que alguns deles não provariam a morte até que vissem o Filho do homem entrar no seu futuro Reino. Se esta cena da transfiguração não foi o cumprimento dessa sua promessa, quando então ela se cumpriu?


QUARTA OBJEÇÃO:
E as pessoas que morreram e ressuscitaram antes da ressurreição de Jesus? Como explicar tudo isso?


RESPOSTA:

A questão é que Jesus ressuscitou para não mais morrer:

“Sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, JÁ NÃO MORRE MAIS; a morte não mais tem domínio sobre ele.” Romanos 6:9.

De acordo com este texto, está claro que esta situação não aconteceu com todas as demais ressurreições registradas nas Escrituras Sagradas. As pessoas morreram e depois reviveram, porém, todas elas tornaram a morrer. É o caso das seguintes pessoas:

- O filho da viúva de Serepta – I Reis 17:17,21-23
- O filho da sunamita – II Reis 4:20, 32-37
- O homem que tocou nos ossos de Eliseu quanto foi sepultado – II Reis 13:14,20-21
- A filha de Jairo – Mat. 9:18, 23-26
- 0 filho da viúva de Naim – Luc. 7:11-15
- Lázaro – João 11:3,14, 43 e 44
- Na morte de Cristo – Mat. 27:52


CONCLUSÃO

Se Moisés ressuscitou e está vivo gozando a vida eterna, necessariamente teríamos que admitir o seguinte:

1) Jesus não é primícia dos que dormem, portanto não tem a preeminência;

2) Jesus então morreu em vão, já que Deus tinha outro meio de dar vida eterna aos salvos;

3) Não haverá um tempo determinado para recompensar os santos; todo dia é tempo.

Diante de todos os argumentos apresentados, conclui-se que ninguém subiu ao Céu e todos os nossos antepassados estão mortos, inclusive Moisés. Todos dormem e sem exceção todos receberão a sua recompensa somente a partir da próxima vinda de nosso Senhor Jesus. Só então os salvos entrarão no futuro Reino do Messias. Indiscutivelmente nesta festa, ninguém entra antecipadamente.